Em entrevista ao Financial Times, Scott Bessent afirmou que a China tenta prejudicar a economia mundial ao restringir exportações de minerais críticos e sancionar empresas ligadas aos EUA
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, acusou a China de tentar enfraquecer deliberadamente a economia global com as recentes restrições à exportação de minerais críticos e sanções contra empresas ligadas aos EUA. Em entrevista publicada pelo Financial Times nesta segunda-feira (13), Bessent afirmou que as medidas refletem a fragilidade da economia chinesa e uma tentativa de “exportar sua recessão”.

“Este é um sinal de como a economia deles está fraca, e eles querem derrubar todo mundo junto”, disse o secretário. “Talvez exista algum modelo de negócios leninista em que prejudicar seus clientes faça sentido, mas são eles os maiores fornecedores do mundo. Se quiserem desacelerar a economia global, serão os mais afetados”, acrescentou.
A fala ocorre após Pequim impor sanções a cinco subsidiárias americanas da sul-coreana Hanwha Ocean, acusadas de apoiar investigações do governo dos EUA sobre o setor naval chinês. A decisão ampliou a tensão entre os dois países, que já vinham trocando medidas de retaliação em áreas estratégicas como semicondutores, navegação e energia.
